Ângela Dias
Ângela Dias ( Loures, 1976 ). Fez o Curso Regular de Pintura, Curso Avançado de Artes Plásticas e Projecto Individual no Ar.Co e o Curso de Teoria e Prática da Pintura e Curso de Desenho na Arte Ilimitada.
Em 2016, realiza a sua primeira exposição individual Ab manu (à mão), no Museu Geológico, em Lisboa. Participou em diversas exposições colectivas e o seu trabalho está representado na Colecção do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
Exposições individuais seleccionadas:
2016
Ab manu (à mão), Museu Geológico, Lisboa, Portugal
Exposições colectivas seleccionadas:
2016
Periplos/Arte Portugués de Hoy, Museo y Centro de Arte Contemporânea de Málaga, Espanha
2015
Regresso ao Acervo, Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa, Portugal; mOstra'15, Lisboa, Portugal
2014
Coterie, Colectivo Est Secum, Lisboa, Portugal; Do Sagrado na Arte, Evangelhos comentados por artistas, Mosteiro de São Vicente, Lisboa, Portugal
2013
Assembleia, Espaço AZ, Lisboa, Portugal; Dois em Um, Galeria JOE, Lisboa, Portugal
2012
Lugar (in)Comun-Residências Coop, Intervenções artísticas no espaço das Galerias Garret 60, Chiado - Lisboa, Portugal
O meu trabalho está ancorado na prática do Desenho e da Pintura. A sua construção e criação partem do uso recorrente a referências da cultura, pessoais e ambientais, sobretudo.
As formas de História da Arte e o texto descritivo são elementos trabalhados nas composições, pela descoberta de novas formas e sentidos.
A cor, o recorte, a mancha e a linha são exploradas enquanto factores de definição da representação de figuras, objectos, animais, formas arquitectonicas, árvores, entre outras. Em oposição à definição, outro elemento é realizado em contraste: o desfazer, o apagar e, por fim, o criar diferentes níveis de legibilidade da matéria em acção.
Ângela Dias