Diogo Simões
Diogo Simões (1988, Miratejo, Lisboa) é licenciado em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar e pós-graduado em Fotografia pelo Projeto e Arte Contemporânea, IPA e em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes, Lisboa.
A questão da identidade, da comunidade e o sentimento de pertença são abordados na obra de Diogo Simões mediante um exercício fotográfico de registo diário de um conjunto de amigos pertencentes ao seu círculo.
Nascido em Miratejo, Diogo Simões tem mantido através da sua obra artística uma forte ligação ao seu contexto envolvente, ao espaço, às pessoas, à história, ao sítio em que vive. Neste conjunto de imagens evidenciam-se formas de vida, contextos, vivências, paisagens, ambientes, estados de alma, cujo registo resulta e só é possível com um acompanhamento próximo, com uma visão não exterior a esta comunidade.
São imagens relevantes do ponto de vista sociológico, provocadoras no seu significado político e social e que acima de tudo revelam, no equilíbrio discreto do seu testemunho vivencial, a naturalidade em que institui o olhar. Nelas Diogo Simões expõe os outros, mas não se limita a isso, joga com a força e o peso da sua contribuição biográfica.
Sandra Vieira Jurgens acerca da obra de Diogo Simões