Pedro Pedrosa da Fonseca
Nasceu em 1989. Vive e trabalha entre Lisboa e Leiria. É co-fundador do atelier e espaço expositivo Casa da Praia, em Alcântara, Lisboa.
Expõe regularmente desde 2010, onde se destacam 90-10, 20 Anos de Artes Plásticas ESAD.cr, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, Portugal (2011); r-r-r-r-r-r eterno!, exposição individual na Sala do Veado, MNHNC, Lisboa, Portugal (2012); FUSO, Museu da Electricidade, Lisboa, Portugal (2013).
Quando se é confrontado com os trabalhos do Pedro é-se assolado por uma súbita estranheza e curiosidade diante dos elementos que surgem.
Aparentam, denunciam, assemelham-se, mas são agora, uma outra coisa, possuem uma outra existência, para lá da mera função de qualquer um desses objectos reconhecíeis. Transformados, manipulados e essencialmente, desvinculados do seu ambiente original, estes objectos projectam-se no espaço, e potenciam-se nos domínios da imaginação. Aqui o artista insurge-se como um engenheiro, foi ele que concebeu cautelosamente estas peças, reinventadas a partir de elementos selecionados do quotidiano, peças que, afinal, sempre nos rodearam.
Catarina Carvalho Lopes acerca da obra de Pedro Pedrosa da Fonseca